História da Escola de Nutrição (Enut)

A história da Enut inicia-se com a criação do Curso de Graduação em Nutrição em 20 de dezembro de 1978 que admitiu a primeira turma de alunos em agosto de 1979. Inicialmente vinculado à Escola de Farmácia, o Departamento de Nutrição (DENUT) adquiriu autonomia didática em maio de 1982 com a criação do Colegiado do Curso de Nutrição, paralelamente à inauguração das suas instalações próprias, no campus Morro do Cruzeiro.

A autonomia administrativa ocorreu em 13 de dezembro de 1994, por meio da Resolução Cuni nº 255, com a criação da Escola de Nutrição, que passou a constituir uma nova Unidade da Universidade Federal de Ouro Preto, e a posterior instituição do Departamento de Alimentos (Deali) e do Departamento de Nutrição Clínica e Social (Dencs).

Em 2009, a Escola de Nutrição passou a oferecer também o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos que admitiu a primeira turma de alunos em agosto do mesmo ano.

Em 2010, iniciou-se o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição, que atualmente oferece mestrado e doutorado acadêmico na área de Saúde e Nutrição.

Além de dependências administrativas, a Enut dispõe de salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de aulas práticas e laboratórios multiusários de pesquisa utilizados em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de um laboratório de informática.

Organograma da Escola de Nutrição

organograma

Fonte: Elaboração própria, tendo como base o Organograma da Universidade Federal de Ouro Preto. Disponível em <http://www.acessoainformacao.ufop.br/images/ORGANOGRAMA%20UFOP.pdf>

Como pode ser observado no organograma, o Conselho Departamental da Escola de Nutrição (Codenut) é o órgão máximo deliberativo e normativo da Escola. Hierarquicamente abaixo do Codenut está a Diretoria da Escola de Nutrição, à qual compete, dentre outras funções, a supervisão dos programas de ensino, pesquisa, extensão e a execução das atividades administrativas, dentro dos limites legais, estatutários e regimentais.

Abaixo da Diretoria estão o Colegiado do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, o Colegiado do curso de Nutrição, Departamento de Alimentos, e o Departamento de Nutrição Clínica e Social.

Além disso, na Escola de Nutrição também funcionam o Programa de Pós-graduação em Saúde e Nutrição, a Seção de Ensino, o Centro Acadêmico de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Cacta), o Centro Acadêmico Livre de Nutrição (Calnut), a Empresa Júnior de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Ciali), a Empresa Júnior de Nutrição (Nutriativa) e o PET-Nutrição.