Nutrição

O curso de Nutrição da UFOP foi criado em 1978, vinculado, inicialmente, à Escola de Farmácia. Adquiriu autonomia didática em 1982, passando a funcionar em instalações próprias e destaca-se no contexto nacional pela ênfase em saúde coletiva. Atividades como programas de treinamento e intercâmbio com organismos internacionais reforçam o curso no âmbito acadêmico. Privilegiando uma formação generalista, prepara profissionais aptos a gerenciar a produção de alimentação coletiva e proporcionar cuidados dietéticos a indivíduos enfermos, atletas, coletividades e grupos populacionais.

A Escola de Nutrição possui os laboratórios de Técnica Dietética, Nutrição Experimental, Análises Químicas, Microbiologia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Avaliação Nutricional, Biologia Molecular e Informática, além de uma biblioteca, um consultório para atendimento externo e um núcleo de pesquisas, dentre outras instalações.

O profissional nutricionista atua em diferentes áreas: administração de serviços de alimentação para coletividades sadias e enfermas, nutrição clínica (dietoterapia), nutrição social (saúde coletiva), nutrição desportiva, assessoria e consultoria, marketing, dentre outras. O curso de Nutrição da UFOP alcançou conceito máximo (nota 5) no Enade 2005, destacando-se entre os cinco melhores cursos do País.

 

Duração:

9 semestres

Vagas:

35

Turno:

Diurno

Campus:

Morro do Cruzeiro - Ouro Preto

Reconhecimento:

Reconhecido pela Portaria do Ministério da Educação e Cultura nº 347, de 06/08/1984, publicada no Diário Oficial da União em 07/08/1984.

 

 

Matriz Curricular do Curso de Nutrição41 KB