Lançamento do Livro Colaborativo "Comida, Memória e Afeto"

Março 15, 2021

Em homeagem a cultura alimentar de Minas Gerais nos seus três séculos de existência, comemorados em dezembro de 2020, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável (Núcleo Minas Gerais) acaba de lançar o livro colaborativo "Comida, Memória e Afeto: Minas Gerais 300 Anos".

O livro é composto por 33 receitas, entre doces e salgados, acompanhadas de relatos pessoais e histórias relacionadas aos pratos. Mineiros e mineiras de diversas partes do estado fizeram parte do processo de escrita, relatando a diversidade, qualidade, cultura e e o afeto presente na comida do estado.

As curiosidades e fotos presentes em "Comida, Memória e Afeto: Minas Gerais 300 Anos" também agregam informações ao projeto que visa o compartilhamento de conteúdos e reflexões sobre segurança alimentar e nutricional e o ativismo em defesa da comida de verdade.

Um questionário on-line formulado por alunos do curso de Nutrição da UFOP em 2020 foi a porta de entrada para a seleção das receitas publicadas. As fotos da capa e da abertura dos capítulos são do fotógrafo Pedro Zorzall.

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais – Consea-MG, o Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região, a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e a Universidade Federal de Viçosa – UFV também foram responsáveis pela idealização do livro.

“A publicação apresenta uma pequena parte da diversa culinária mineira e é um registro informal e afetivo. É uma forma simbólica de valorizar preparações do cotidiano, a comida de verdade, feita em casa e com ingredientes simples e regionais, sem aditivos químicos ou campanhas de marketing. O livro também é uma forma de homenagear as pessoas que cozinhavam os pratos citados na publicação”, explicam as organizadoras do livro e integrantes do Núcleo Minas Gerais da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

Para acessar o vídeo de lançamento do livro, basta acessar o canal da ENUT no YouTube.

O dowload do livro está disponível aqui:

Comida, Memória e Afeto: Minas Gerais 300 Anos20.92 MB