Escola de Nutrição tem projeto aprovado para participar de Ebook do Ministério da Saúde

Março 23, 2022

O Circula Agricultura é um projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto coordenado pelas professoras Anelise Andrade de Souza, Anabele Pires Santos e Erika Cardoso dos Reis, tendo como principal objetivo fortalecer e auxiliar a Agricultura Familiar (AF) das cidades de Mariana e Ouro Preto, através de ações educativas e da organização de Feiras de Alimentos oriundos da AF.

Em 2021, no Ano Internacional das frutas, legumes e verduras, o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Programa Alimentar Mundial (WFP), lançou uma ação denominada Laboratório de Inovação – Incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras (LIS-FLV).

O LIS-FLV foi uma iniciativa com objetivo de identificar, selecionar e divulgar experiências inovadoras, desenvolvidas no Brasil, que valorizam e fortalecem os sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis e, dessa forma, incentivam e ampliam o consumo de frutas, legumes e verduras enquanto estratégia para a promoção da alimentação adequada e saudável.

As experiências selecionadas para o LIS-FLV envolveram desde o apoio aos circuitos curtos de comercialização desses alimentos que buscam aproximar produtores e consumidores - entrando nesse subtema a experiência do Circula Agricultura - até experiências de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras pela população brasileira.

A ação foi organizada em dois eixos temáticos, tendo 87 experiências inscritas na primeira fase, das quais 72 foram classificadas para a fase 2. Destas, o Circula Agricultura juntamente com outras 58 experiências foi aprovado e habilitado para compor o LIS-FLV. Desse trabalho resultou a publicação de um Ebook, disponível gratuitamente na plataforma do Ministério da Saúde.

Link de acesso ao Ebook:

Contatos do projeto: