Dúvidas Frequentes - Seção de Ensino ENUT

 
Posso fazer ajuste on-line?
 
Apenas os calouros não conseguem fazer ajuste de matrícula pelo portal Minha UFOP. A partir do segundo período, todos os alunos conseguem retirar ou adicionar disciplinas em 5 (cinco) ajustes on-line discriminados no calendário acadêmico. Consulte o calendário sempre, pois a maioria das solicitações pode ser feita on-line em datas específicas que variam a cada semestre.
 
Posso trancar disciplina?

Sim. Consulte o calendário acadêmico e veja qual o prazo estabelecido para trancamento a critério do aluno (geralmente o prazo é até dois meses após o início das aulas). Após o prazo normal os pedidos para trancamentos só poderão ser protocolados por motivo de força maior (necessário comprovante, laudo, etc.).
 
Como saber sobre os aproveitamentos de estudo, horas, eletiva ou atividades complementares obrigatórias (ATV)?

Tais solicitações só podem ser feitas presencialmente na seção de ensino. Quando a solicitação é indeferida um aviso é enviado para o seu e-mail institucional (@aluno.ufop.edu.br). Caso o pedido seja aprovado, o lançamento aparecerá no histórico do aluno e a respectiva atividade não constará mais no item “falta cursar”.
 
Qual o dia do ajuste presencial, como proceder e o que posso fazer nesse dia?

O dia do ajuste presencial é definido no calendário acadêmico, sendo diferente a cada semestre. Para fazer o ajuste é necessário trazer um documento de identificação com foto: carteirinha de estudante original, carteira de identidade (original ou cópia) ou CNH (original ou cópia). Nesse dia, a seção de ensino disponibilizará atendimento para ajustes de matrículas obrigatórias, eletivas, facultativas e solução de possíveis dúvidas. Não haverá protocolização de requerimentos nem emissão de documentos.
 
Como pedir documentos autenticados?

Para emissão de documentos autenticados (histórico, atestado de matrícula, certificado de vínculo), é necessária a apresentação de documento oficial com foto: carteirinha de estudante original, carteira de identidade (original ou cópia) ou CNH (original ou cópia). Um terceiro poderá buscar seu documento autenticado desde que tenha uma procuração em mãos ou que o respectivo aluno envie um e-mail (secaodeensino.enut@ufop.edu.br) de autorização constando nome e número de documento oficial com foto desse terceiro. No momento do pedido, ele deverá apresentar tal documento. Não é possível enviar documento autenticado por e-mail.
 
A disciplina não aparece no meu ajuste. O que fazer?

São várias possibilidades:
 
1ª – você possui todos os pré-requisitos exigidos? Se você está cursando um pré-requisito nesse momento, é necessário solicitar a quebra no Minha UFOP em data específica estabelecida no calendário acadêmico. Em Nutricão, CTA e Educação Física não existem co-requisitos, apenas pré-requisitos. Pré-requisito significa disciplina cursada e aprovada em semestre anterior, não concomitante.
 
2ª – a disciplina pretendida possui vaga disponível? Se não, é necessário solicitar abertura de vaga ou turma pelo Minha UFOP em dia específico estabelecido no calendário acadêmico.
 
3ª – o código ofertado no período é diferente do código do seu currículo? Essa disciplina, embora seja obrigatória, deverá ser incluída como facultativa (isso acontece quando há mais de um currículo ativo no curso). OBS: favor ver o próximo item.
 
Mudança de currículo/código da disciplina/pré-requisito

Quando o currículo muda, geralmente é disponibilizada apenas a disciplina nova. Nesse caso, os alunos do currículo antigo precisarão fazer a matrícula como facultativa em dia específico estabelecido no calendário acadêmico. Geralmente a equivalência é automática, preste atenção ao seu “falta cursar”. Além disso, pode haver mudanças no número de pré-requisitos das disciplinas, dessa forma, será preciso pedir quebra. Fique atento às informações da matriz do seu curso.
 
Posso pegar documentos originais apresentados no ato da matrícula?
 
Sim. Para pegar esses documentos é necessário apresentar documento de identificação com foto: carteirinha de estudante original, carteira de identidade original ou cópia ou CNH original ou cópia. A secretária solicitará assinatura de responsabilidade do interessado para constar anexa em sua respectiva pasta.
 
 
Para mais informações, acesse o Manual do Aluno.