1.2 Para iniciar o Estágio

1.2.1 ​​​​​​Estágio Obrigatório

Deve ser realizado pelo estudante para a conclusão do curso, mas antes ele deve cursar um mínimo de horas para estar habilitado a realizar o estágio. A carga horária de estágio e o pré-requisito de horas estão indicados na matriz curricular do currículo ao qual o estudante está matriculado. A carga horária de estágio pode ser dividida em mais de 1 período de tempo ou local.

Após completar as horas exigidas de curso, o estudante deve buscar um local de estágio com atividades compatíveis com o exercício profissional do cientista de alimentos e um professor orientador. Este estágio pode ser remunerado ou não remunerado, sendo a apólice de seguro de estágio responsabilidade da UFOP.

Em conjunto, o supervisor de estágio (indicado pelo local de estágio), o professor orientador e o estudante devem preencher os documentos abaixo:

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO – PAE

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO – TCE

Estes documentos devem ser assinados por todos, inclusive pela coordenadoria de estágios da UFOP, antes do início das atividades de estágio. Recomenda-se a tramitação dos documentos eletrônicos por e-mail e a utilização da assinatura com certificado digital por todos.

Após a assinatura por todos, os documentos devem ser enviados ao coordenador de estágio do curso através do e-mail: <estagio.alimentos.deali@ufop.edu.br>.

1.2.2 Estágio não obrigatório

Este estágio pode ser realizado pelo estudante a qualquer momento do curso. É uma atividade complementar e a carga horária pode ser aproveitada como carga horária de Atividades Acadêmicas Científica Cultural (ATV100). Porém para a realização deste estágio o estudante de ser remunerado e a apólice de seguro de estágio coberta pelo local de estágio.

Após o estudante encontrar um local de estágio, o supervisor de estágio (indicado pelo local de estágio), o professor orientador e o estudante devem preencher os documentos abaixo:

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO – PAE

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO – TCE

1.2.3 Incorporação do Emprego Formal como Estágio Obrigatório

A carga horária do emprego formal pode ser aproveitada como estágio, desde que:

I - As atividades sejam compatíveis com a atuação de um cientista de alimentos;

II – A carga horária mínima de curso para realização do estágio obrigatório tenha sido cumprida;

III – Autorização prévia do Colegiado do curso para o aproveitamento.

Para o requerimento o estudante deve incluir o comprovante de vínculo com a empresa (carteira de trabalho ou contrato de trabalho) e o Plano de Atividades conforme modelo abaixo:

PLANO DE ATIVIDADES – INCORPORAÇÃO DE EMPREGO FORMAL COMO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

O requerimento ao colegiado pode ser feito abaixo:

REQUERIMENTO DE INCORPORAÇÃO DE EMPREGO FORMAL COM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (Em breve)

Enviar para o e-mail: <cocta@ufop.edu.br>.

Se aprovado pelo colegiado o estudante deve seguir o mesmo trâmite do estágio obrigatório, não sendo necessário a elaboração dos documentos iniciais do estágio obrigatório (TCE e PAE).

1.2.4 Estágio no Exterior

Para estágio no exterior, que pode ser obrigatório ou não obrigatório, o estudante deve protocolar o requerimento ao colegiado pelo menos 60 dias antes do início das atividades. No requerimento devem constar todos os documentos relativos ao estágio que possam subsidiar a decisão do colegiado, inclusive o plano de atividades, informações sobre o local de estágio e condições para a estadia. O estágio deve ter atividades compatíveis com a de um cientista de alimentos:

REQUERIMENTO DE ESTÁGIO NO EXTERIOR (Em breve)

Enviar para o e-mail: <cocta@ufop.edu.br>.

Se aprovado o estudante poderá realizar o estágio conforme previsto.