Projetos de Extensão em Andamento

Departamento

Coordenador

Projeto

Resumo

 

DEALI

 

Eleonice Moreira Santos

eleonice.santos@ufop.edu.br

Noções Básicas de Higienização e de Manipulação de Produtos de Higiene

A proposta do projeto é realizar ações que ofereçam as noções de processos de higiene e o uso correto e manejo adequado dos produtos usados nos procedimentos de higienização, além de ensinar por meio de procedimentos simples a formulação de alguns produtos de higiene a partir de ingredientes simples para serem utilizados na limpeza doméstica. O curso está sendo ministrado na APAE – Ouro Preto e no Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas – CAPS ad – Unidade Padre Faria. A inclusão da parte prática no projeto pode auxiliar na complementação de renda dos participantes.

Valorização do Lixo que não é lixo – Conscientização e agregação de valor a materiais recicláveis

O projeto visa ministrar cursos sobre a confecção de produtos artesanais utilizando materiais recicláveis e ainda como reaproveitar partes de alguns alimentos que são normalmente descartados pela maioria das pessoas. As atividades são realizadas em Ouro Preto na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e no Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas – CAPS ad – Unidade Padre Faria.

 

Érica Granato Faria Neves

efgranato@ufop.edu.br

Capacitação de manipuladores de alimentos

Tendo em vista que o mercado de trabalho na cidade de Ouro Preto é carente de profissionais bem treinados e capacitados para trabalhar com a manipulação de alimentos, de forma a garantir a segurança alimentar e a qualidade do produto final, propõe-se o levantamento das necessidades através de um diagnóstico (aplicação de questionário) e um curso de capacitação com enfoque humanístico, sócio ambiental e técnico, de acordo com as necessidades levantadas no diagnóstico.

 

Maria Tereza de Freitas

maria.freitas@ufop.edu.br

Promoção de condições higiênicas adequadas em cozinhas domiciliares de Ouro Preto-MG

As cozinhas das residências são apontadas como um importante local de ocorrência de surtos de doenças transmitidas pelos alimentos. O presente estudo pretende diagnosticar as condições higiênico-sanitárias de cozinhas da cidade de Ouro Preto, MG, bem como promover uma campanha educativa junto à comunidade ouropretana.

Educa PET- Intensivão Pré-ENEM

O curso busca auxiliar os alunos do Ensino Médio da rede pública de Ouro Preto e Mariana para que possam obter melhor desempenho no ENEM e pleiteando vagas nas Instituições de Ensino Superior. O projeto é uma atividade integradora entre alguns grupos do Programa de Educação Tutorial e os Pensadores Inconfidentes todos vinculados à UFOP.

 

Sônia Maria de Figueiredo

smfigue@ufop.edu.br

Atendimento Ambulatorial em Nutrição

O presente projeto propõe atividades em Ambulatório de Nutrição, para atendimento nutricional aos portadores de doenças infecciosas e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). O presente projeto propõe atendimento ambulatorial a portadores de HIV/Aids e com DCNT. Serão efetuados atendimentos e aconselhamentos nutricionais aos pacientes de Ouro Preto e Mariana com as patologias já descritas anteriormente. Os pacientes são encaminhados pela UDM e CTA, temos 150 pacientes cadastrados e há necessidade de ampliação dos dias e horários no atendimento multiprofissional.

Saberes e Sabores em Oficinas de Culinária

Para reduzir os impactos da Diabetes Mellitus, torna-se necessário estabelecer estratégias para a mudança de comportamentos relacionados aos hábitos alimentares e à educação nutricional tornando, portanto, relevante a promoção de um estilo de vida saudável. Nas "Oficinas de Culinária" o indivíduo é o sujeito de sua história, modifica sua realidade sem destruir hábitos e costumes culturais, ocorre troca de informações e experiências de forma prática e contextualizada com o valor nutritivo dos alimentos e melhor preparo e aproveitamento. O projeto objetiva promover conhecimento por meio de oficinas de culinária que permitam aos participantes aprender a conviver harmoniosamente com a sua doença, aderindo melhor ao tratamento e, promovendo a educação nutricional do grupo de Ouro Preto.

DENCS

Camilo A. Mariano da Silva

camilo@ufop.edu.br

Projeto Jequitinhança: Saúde, Nutrição e Cidadania no Vale do Jequitinhonha.

Projeto vinculado ao Programa UFOP no Jequitinhonha no qual serão desenvolvidas atividades de Saúde, Nutrição e Cidadania nos municípios de Berilo e Itinga, tendo como objetivo a capacitação em Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS) e, como alvo, atores sociais, a saber, alunos da rede pública de ensino, professores, agricultores familiares e agentes de saúde.

Júlia C. Cardoso Carraro

juliacarraro@gmail.com

Atenção Nutricional na Síndrome Metabólica - NUTRISIM

A Síndrome Metabólica (SM) aumenta o risco de doenças cardiovasculares e sua etiologia parece estar relacionada à obesidade e modificações no estilo de vida. Neste sentido, a intervenção dietética é uma importante estratégia no tratamento destes pacientes. Este projeto tem como objetivo permitir o atendimento nutricional a pacientes com SM, bem como promover a experiência prática de atendimento aos alunos da Escola de Nutrição. Espera-se obter como resultados melhorias em termos clínicos, bioquímicos e antropométricos destes pacientes e melhor desempenho acadêmico dos alunos.

Maria Cristina Passos

mcrispassos@gmail.com

Mãe de Leite

O projeto visa fornecer apoio clínico às lactantes da maternidade da Santa Casa de Ouro Preto, assim como incentivar a doação de leite humano, contribuindo para o controle de qualidade em todas as etapas do processamento, desde a coleta no domicílio até a distribuição do produto aos recém-nascidos vulneráveis.

Marília A. de Oliveira Sírio

marilia@ufop.edu.br

Um dedo de prosa com as gestantes do SUS

A atividade educativa para gestantes é uma das recomendações do Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento, do Ministério da Saúde (2000), visando a um pré-natal de qualidade. Considerando que a maioria das gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ouro Preto-MG não tem a oportunidade de participar de atividades educativas no pré-natal, foi que se pensou em viabilizar rodas de conversa na sala de espera para a consulta médica pré-natal, para “um dedo de prosa” com as gestantes. Os temas abordados são variados como: nutrição saudável na gestação, importância do ganho de peso adequado na gestação, desvios nutricionais na gestação, benefícios do parto normal, incentivo ao aleitamento materno, nutrição no puerpério, nutrição do lactente, dentre outros de livre escolha das gestantes. Os resultados esperados são: gestantes bem informadas, responsáveis pelo autocuidado e pelo cuidado do bebê, e mais empoderadas.

Silvana Mara Luz Turbino

silvana.ribeiro@ufop.edu.br

 

Membro: Adriana L. Meireles

Desenvolvendo práticas alimentares saudáveis nas escolas do município de Mariana/M Brasil.

A presente proposta visa favorecer e auxiliar a implementação, no município de Mariana /MG, de um projeto de extensão destinado a execução de ações de educação alimentar e nutricional para crianças de 0 a 5 anos, seus pais e funcionários das escolas da zona urbana do município. Será aplicado um questionário de consumo alimentar aos responsáveis pelos pré-escolares e funcionários das escolas, com objetivo de conhecer os hábitos alimentares dos mesmos, para planejamento da intervenção a ser executada. De posse do diagnóstico sobre os hábitos alimentares, serão desenvolvidas ações educativas como a implantação de preparações promotoras de alimentação saudável e incentivo ao plantio e cultivo de hortas suspensas.