Linhas e Projetos de Pesquisa

Linha de Pesquisa
Coordenador
Projeto
Resumo
Consumo alimentar e estado nutricional da população.
Camilo Adalton Mariano da Silva
 
Mapeamento, identificação botânica e análise centesimal de alimentos e preparações exiladas do hábito alimentar em Ouro Preto, MG.
Realizar o resgate dos alimentos e preparações de plantas com fins alimentícios que deixaram de fazer parte do hábito alimentar em Ouro Preto.
Perspectivas da sucessão na Agricultura Familiar no município de São Gonçalo do Rio Abaixo – MG.
 
 
Agricultura Familiar e sua relação com o
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no estado de Minas
Gerais.
 
Índice de Alimentação Saudável de Crianças e Adolescentes em um Município do Vale do Jequitinhonha - MG
 
 
Júlia Cristina Cardoso Carraro
Coorte de Universidades Mineiras (CUME): Fatores dietéticos associados à Síndrome Metabólica em adultos jovens, determinados por Análise de Componentes Principais
Este estudo tem como objetivo avaliar a associação de fatores dietéticos à Síndrome Metabólica, por meio da análise de componentes principais, entre egressos da Universidade Federal de Ouro Preto, cuja conclusão de curso tenha ocorrido entre os anos de 1994 e 2016.
Efeitos metabólicos e nutrigenômicos de alimentos e componentes alimentares.
Renata N Freitas
Efeito do açaí (Euterpe oleracea Martius) sobre a programação metabólica da doença hepática gordurosa não alcoólica, induzida por dieta hiperlipídica na prole de ratas.
O objetivo do trabalho é avaliar o efeito do açaí (Euterpe oleracea Mart.) em alterações epigenéticas na programação metabólica da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) induzida por dieta hiperlipídica.
Nutrição e doenças crônicas não contagiosas e doenças inflamatórias
Joana Ferreira do Amaral
Efeito imunomodulador da dieta em modelos inflamatórios crônicos experimentais: o papel da retirada da estimulação antigênica da dieta na mucosite induzida por 5 fluorouracil e na artrite induzida por antígeno
Esse projeto pretende avaliar o papel da retirada de componente antigênico da dieta (proteínas integras) na imunomodulação da mucosite, induzida por 5FU, e na artrite induzida por antígeno, em camundongos.
Renata N Freitas
 
Avaliação do efeito do açaí sobre a modulação dos processos oxidativos, imunológicos e inflamatórios na mucosite induzida por 5-fluoruracil em camundongos.
Considerando os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios do açaí, o trabalho objetiva investigar o papel do consumo de açaí sobre a modulação de parâmetros imunológicos, inflamatórios e do estado oxidativo na mucosite experimental induzida por 5-FU.
Efeito do consumo da polpa açaí (Euterpe oleracea Mart.) sobre marcadores do estado oxidativo na artrite reumatóide experimental.
O trabalho objetiva avaliar o suposto papel do açaí na prevenção e evolução da artrite reumatóide e entender os mecanismos pelos quais o açaí pode exercer seus efeitos em doenças inflamatórias autoimunes.
Renata N Freitas e Julia Cristina Cardoso Carraro
Agrupamento dos fatores de risco cardiovascular e habilidade de variáveis antropométricas e de composição corporal em predizer a síndrome metabólica em adolescentes.
Trata-se de trabalho transversal de base populacional realizado com adolescentes do município de Alegre, ES, que objetiva avaliar as interrelações entre fatores de risco associados à Síndrome Metabólica.
Outras
Adriana Lúcia Meireles
Yoga e Climatério: uma revisão sistemática sobre estudo qualitativos
Objetiva-se realizar uma revisão sistemática sobre estudos de abordagem qualitativa que investigem mulheres no período do climatério praticantes de yoga e sua percepção sobre a influência dessa prática na vivência dessa fase da vida reprodutiva.
Maria Cristina Passos
Estudo multicêntrico de avaliação do cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (Multi-NBCAL)
O estudo será realizado em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, João Pessoa/PB, Florianópolis/SC e Ouro Preto/MG. Objetiva analisar o cumprimento da NBCAL em estabelecimentos comerciais e serviços de saúde, avaliar a percepção das mães sobre a influência do marketing nas escolhas relacionadas à alimentação dos seus filhos e a percepção dos gestores de vigilância sanitária sobre a fiscalização da NBCAL.
Fórmulas e preparações lácteas: análise microbiológica e verificação de boas práticas de produção em um lactário de um hospital universitário em Belo Horizonte
O estudo objetiva validar processos de produção de produtos lácteos no lactário de um hospital universitário, de média e alta complexidade, com linha de cuidado em pediatria e neonatologia em Belo Horizonte-MG, avaliando a qualidade microbiológica das fórmulas infantis, das superfícies e utensílios e adequação das boas práticas de produção.