História da Escola de Nutrição

O Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto foi criado em 20 de dezembro de 1978, admitindo a primeira turma de alunos em agosto de 1979. Inicialmente vinculado à Escola de Farmácia, o Departamento de Nutrição - DENUT - adquiriu autonomia didática em maio de 1982 com a criação do Colegiado do Curso de Nutrição, paralelamente à inauguração das suas instalações próprias.

A autonomia administrativa ocorreu em 13 de dezembro de 1994, com a criação da Escola de Nutrição (ENUT), que passou a constituir uma nova Unidade da Universidade Federal de Ouro Preto e a criação do Departamento de Alimentos (DEALI) e do Departamento de Nutrição Clínica e Social (DENCS).

Em 2009, a Escola de Nutrição passou a oferecer também o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. E, em 2010, iniciou-se o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição, oferecendo o mestrado acadêmico em Saúde e Nutrição.

Além de dependências administrativas, a ENUT dispõe de cinco salas de aula, um auditório, uma biblioteca com farto acervo, dez laboratórios e quatro Plantas Piloto utilizadas em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de um laboratório de informática.

Passados mais de vinte anos, orgulhamo-nos da posição alcançada no cenário nacional, fruto do trabalho de profissionais continuamente empenhados em ensinar, pesquisar, difundir e promover o conhecimento em Alimentação e Nutrição, com o senso de responsabilidade social e de interdisciplinaridade que os novos tempos exigem.

 

Organograma da Escola de Nutrição

 

organograma

Fonte: Elaboração própria, tendo como base o Organograma da Universidade Federal de Ouro Preto. Disponível em <http://www.acessoainformacao.ufop.br/images/ORGANOGRAMA%20UFOP.pdf>

 

Como pode ser observado no organograma, o Conselho Departamental da Escola de Nutrição (CODENUT) é o órgão máximo deliberativo e normativo da Escola. Hierarquicamente abaixo do CODENUT está a Diretoria da Escola de Nutrição, à qual compete, dentre outras funções definidas pelo seu Estatuto e Regimento, a supervisão dos programas de ensino, de pesquisa, de extensão e a execução das atividades administrativas, dentro dos limites legais, estatutários e regimentais.

Abaixo da Diretoria estão o Departamento de Nutrição Clínica e Social, o Departamento de Alimentos, o Colegiado do curso de Nutrição e o Colegiado do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Além disso, na Escola de Nutrição também funcionam o Programa de Pós-graduação em Saúde e Nutrição, a Biblioteca Setorial, a Seção de Ensino, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), o Laboratório de Computação dos discentes (LACODI), o Centro Acadêmico Livre de Nutrição (CALNUT), o Centro Acadêmico de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CACTA) e o PET-Nutrição.