Ciência e Tecnologia de Alimentos

O objetivo do Curso é graduar Bacharéis em Ciência e Tecnologia de Alimentos com formação generalista, crítica e reflexiva, comprometida com o direito humano à alimentação adequada e a segurança alimentar e nutricional da população, disponibilizando ao mercado de trabalho profissionais de nível superior com competências em ciência e tecnologia de alimentos, adequados à realidade do desenvolvimento tecnológico, e inseridos no contexto social e humano, com capacidade para promover mudanças e inovações, fundamentadas na visão multidisciplinar e no conhecimento tecnológico.

As indústrias de alimentos do mercado brasileiro adotam práticas competitivas. Os padrões competitivos estão desenhados para atender, portanto, parâmetros de produtividade, flexibilidade, custo e qualidade. Para atender as exigências do mercado atual as empresas fragmentam cada vez mais seu campo de atuação, procurando personalizar e diferenciar seus produtos tradicionais. Dessa maneira o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos visa suprir a necessidade das empresas do setor alimentício, qualificando profissionais, para atuar nas seguintes áreas: - indústrias alimentícias de produtos de origem animal e vegetal; - empresas de armazenamento e distribuição de alimentos; - indústrias de aproveitamento de resíduos; - instituições de pesquisas científicas e tecnológicas; - laboratórios de análises físico-químicas, sensoriais e microbiológicas; - instituições de inspeção sanitária; e - empresas de consultoria.

Durante a formação o aluno cursará disciplinas de conteúdo básico como química, biologia, cálculo, disciplinas de conteúdo profissionalizante como processos de conservação de alimentos, tecnologia de produtos lácteos, cárneos, de origem vegetal, estágio orientado, perfazendo um total de 2.800 horas, sendo 62% de aulas teóricas e 38% de aulas práticas.

O egresso do Curso é um profissional generalista, com domínio de conhecimentos básicos das matérias-primas, dos processos e instalações que servem à transformação e conservação de produtos alimentícios e aptos para contribuir com o avanço tecnológico da agroindústria, comprometidos com sua eficiência, qualidade e produtividade, atendidos os preceitos do Direito Humano à Alimentação Adequada e o da Segurança Alimentar e Nutricional. É ainda capaz de atuar em equipes multidisciplinares, tem senso ético-profissional, responsabilidade social e ambiental, objetivando a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Duração: 

8 semestres

Vagas: 

35

Turnos: 

Noturno

Campus: 

Morro do Cruzeiro - Ouro Preto

Modalidade: 

Bacharelado

Reconhecimento: Reconhecido pela Portaria do Ministério da Educação e Cultura nº 127, de 28/04/2016, publicada no Diário Oficial da União em 02/05/2016.

 

Matriz Curricular do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos31 KB